As pessoas com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (também conhecido como TOC) podem ter pensamentos e impulsos obsessivos ou comportamentos compulsivos e repetitivos.
O TOC não é sobre ter alguns hábitos rotineiros e cotidianos, mas sim é um distúrbio que pode afetar o trabalho, escola e relacionamentos e evitar com que a pessoa viva uma vida normal. Os pensamentos e ações estão além do controle do paciente.
Um pensamento obsessivo, por exemplo, é pensar que alguém da família pode se machucar se o paciente não colocar suas roupas exatamente na mesma ordem e na mesma gaveta todas as manhãs ou que o carro pode ser roubado se for colocado em uma vaga diferente.
Um hábito compulsivo, por outro lado, pode ser lavar as mãos 7 vezes depois de tocar em algo que possa estar sujo (ou algo que incomoda a pessoa de alguma forma). Em alguns caso, algumas pessoas podem ficar com as mãos feridas decorrente ao número de vezes que se lava a mão por dia.
Embora não se queira pensar ou fazer essas coisas, o paciente sente-se impotente para parar.
É necessário procurar a ajuda médica-psiquiátrica para entender o que o paciente está passando e para diagnostica-lo de forma correta.
O Transtorno obsessivo-compulsivo pode afetar pessoas de todas as idades, inclusive afetar crianças.
O TOC não tem cura, mas tem controle. Pessoas que iniciam o tratamento e notam evolução relatam que esquecem de fazer os comportamentos compulsivos e repetitivos e começam a ter uma vida com menos preocupações.
Comentarios