O que é transtorno bipolar?
O transtorno bipolar é uma desordem mental marcada por mudanças bruscas de humor. Os sintomas podem incluir um humor extremamente elevado ou simplesmente elevado, conhecido como mania ou hipomania e episódios de humor muito baixos, conhecido como episódio depressivo.
Disponibilizamos em nossa clínica tratamento para tal desordem com um profissional formado em Psiquiatria com registro RQE.
O transtorno bipolar tem cura?
O transtorno bipolar é uma doença que infelizmente não tem cura. Apesar de não ter cura, não significa que não possa ser controlada.
Quais são as possíveis causas do Transtorno Bipolar?
Sua manifestação pode estar ligada a fatores genéticos e/ou ambientais. Na maioria dos casos, costuma ter uma forte relação com a herança genética, herdado dos pais (por exemplo). Quanto maior o grau de parentesco maior pode ser o risco envolvido.
Qual a idade mais frequente para manifestar o transtorno Bipolar?
Se fossemos estratificar qual faixa seria mais frequente a manifestação do transtorno bipolar , poderíamos dizer que é uma doença de adolescentes e adultos jovens, pois é uma doença mais frequente dos 18 aos 25 anos. Por exemplo, filhos de pais com transtorno bipolar têm um risco de aproximadamente 33% de ter a doença, podendo este dado sofrer variações na literatura.
Como é feito o diagnóstico do Transtorno Bipolar?
O diagnóstico do quadro é clínico , ou seja, por meio da consulta médica onde é feito a entrevista psiquiátrica (anamnese) e avaliação do estado mental. Algumas vezes o diagnóstico pode ser difícil necessitando de um acompanhamento longitudinal (a longo prazo) para poder fechar o diagnóstico com mais propriedade.
Há mais de um tipo de Transtorno Bipolar?
Sim. O transtorno bipolar pode ser dividido em 2 tipos, o tipo 1 e 2.
-
Tipo 1: Caracterizado por episódios de mania (episódios de euforia intensa) e depressão;
-
Tipo 2: Caracterizado por episódios de hipomania (episódio de euforia mais branda) e depressão;
Como é feito o tratamento no Transtorno Bipolar?
Medidas Farmacológicas :
Como já abordado anteriormente, o transtorno bipolar não tem cura , porém felizmente possui tratamento. Geralmente a meta do tratamento é evitar recaídas tanto para a fase maníaca ou hipomaníaca, quanto para fase depressiva. Tais medicações são denominadas estabilizadores de humor.
Medidas Não Farmacológicas :
Há várias orientações que são importantes do ponto de vista não farmacológico que podem auxiliar os pacientes e diminuir as chances de oscilações do humor e recaídas.
Uma das medidas mais importantes, está relacionada com a qualidade do sono. Evitar privação de sono e inversão do sono, são medidas importantes.
Evitar estimulantes: Cafeína, Guaraná, Termogênicos, dentre outros.
Evitar uso de drogas lícitas ou ilícitas: Álcool, Maconha, Crack, Cocaína , dentre outros.
Acompanhamento psicológico:
Outra medida que pode auxiliar no tratamento é o acompanhamento psicológico. O suporte familiar é fundamental para esses pacientes e o auxílio psicológico tanto para o paciente quanto para família pode ajudar nesse processo. Explicar que é um transtorno que necessita de tratamento por toda a vida
Conclusão:
As orientações farmacológicas e não farmacológicas são fundamentais nos pacientes bipolares, pois diminuem a taxa de incapacitação (devido as recaídas) e a mortalidade (o índice de suicídio é alto neste grupo de paciente).