Ansiedade e Transtornos Ansiosos
Para que serve a ansiedade?
Até certo ponto a ansiedade tem seu lado bom e é importante saber para que ela serve.
A ansiedade é um mecanismo do cérebro que nos alerta de situações desconhecidas , perigosas e/ou aversivas. Em tais situações o cérebro provoca uma descarga noradrenérgica para enfrentar estas vivências. Isso nos permite ficarmos alertas e responder de forma apropriada e não sofrer danos e/ou prejuízo em sua vida. O problema é quando ela começa a ficar em excesso e começar a trazer prejuízos em sua vida. Portanto ter ansiedade não é um problema e sim uma normalidade o problema é o seu excesso.
Transtorno de Ansiedade é uma doença comum (prevalente)?
Dados da Organização Mudial da Saúde (OMS) estimam que, no mundo, a prevalência do transtorno de ansiedade é de cerca de 3,6%. No Brasil, a prevalência do transtorno ansioso é ainda mais alarmante, chegando a 9,3% da nossa população brasileira, possuindo o maior taxa de prevalência de casos de ansiedade no mundo.(1)
Os transtornos ansiosos são os mais comuns dos quadros psiquiátricos tanto em adultos, quanto em crianças. Com uma estimativa de prevalância de 9% em crianças e 15% em adultos.(2)
Quais são os principais fatores causais dos transtornos ansiosos?
Primeiramente é importante dizer que os fatores de risco podem variar dependendo de qual transtorno ansioso estamos abordando. Assim como em outras doenças na área mental ainda não se sabe ao certo o que causam esses distúrbios.
Logo apesar de não saber uma causa direta, há muitos fatores podem influenciar em tal quadro, inicialmente poderíamos dividir em 02 grandes grupos, ou seja, fatores genéticos e externos.
-
Fatores Genéticos:
-
A herança familiar , por exemplo, pais com transtornos psiquiátricos (não necessariamente o mesmo quadro do filho), podendo ser transtorno depressivo , transtorno bipolar entre outros. Quanto maior o grau de parentesco maior o risco de desenvolver a síndrome.
-
-
Fatores Externos:
-
Experiências traumáticas passadas: Estresse pós -traumático, ser atacado por um animal, acidentes marcantes, entre outros;
-
Problemas durante a infância: Interferências nas fases do desenvolvimento psicológico por diversos fatores;
-
Estresse de um modo geral: No trabalho, no ambiente familiar, dificuldades financeiras, entre outros;
-
Distúrbios relacionado ao sono: Insônia, distúrbios respiratórios do sono (por exemplo apneia obstrutiva do sono);
-
Alimentação: Ingesta de estimulante (café, guaraná, energéticos, termogênicos dentre outros fatores);
-
Drogas: Tabagismo, maconha, cocaína , crack, dentre outros;
-
Existe mais de um tipo de transtorno ansioso?
Sim. Listarei alguns dos transtornos enquadrados nos transtorno ansioso:
-
Transtorno de Ansiedade de Separação;
-
Fobia Social;
-
Transtorno de Pânico (Síndrome do Pânico):Prevalência de aproximadamente 1%;
-
Fobias Específicas ;
-
Transtorno de Ansiedade Generalizada (prevalência de 3 a 5%);
-
Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC);
Como podem ver há vários quadros que se enquadram nos transtornos ansiosos, cada um com suas especificidade e prevalência.;