top of page

Uso de Maconha na adolescência aumenta risco de depressão e suicídio na vida adulta?

Atualizado: 16 de fev. de 2019


maconha aumenta risco de depressão e suicídio

Uma Revisão Sistemática publicada no dia 13 de fevereiro de 2019 no JAMA Psychiatry, evidenciou dados muito importantes sobre o uso da maconha durante a adolescência e o risco de depressão, risco de ideação e tentativa de suicídio na vida adulta.

Como se sabe a cannabis é a droga ilícita mais consumida no mundo, com 3,8% da população mundial tendo consumido no ano de 2018. A prevalência do uso como uma fração da população mundial permaneceu estável desde a década de 1990, contudo alguns países quando avaliado individualmente apresentou mudança expressiva na prevalência de uso desta droga, os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e o Brasil, entre outros, por exemplo.

O principal canabinoide farmacologicamente ativo da maconha (Cannabis Sativa) é o Δ-9 tetrahidrocanabinato (THC), que medeia a maioria de seus efeitos psicoativos e relacionados ao humor e também a propriedades aditivas.

O uso regular de cannabis durante a adolescência é de profunda preocupação, já que o uso nessa faixa etária está associado a uma maior probabilidade de consequências deletérias, como diminuição do desempenho escolar, menor grau de escolaridade e abandono escolar, risco de dependência, início precoce de psicose e declínio neuropsicológico. Logo os dados deste estudo veio de certo modo complementar os achados encontrados no meio científico e evidenciar os efeitos desastrosos que tal droga pode trazer ao futuro de um adolescente que utiliza.

Este estudo fez uma revisão sistemática de vários artigos já publicados no meio científicos, ou seja fizeram um rastreio de 3142 artigos científicos registrados em vários bancos de dados e foram selecionados 46 estudos que preencheram critérios para este trabalho publicado.



Maconha e depressão

Resultados:

Dentre os achados mais importantes e com significância estatística, podemos listar que houve um aumento de:

  • 50 % no risco de desenvolver depressão na vida adulta;

  • Cerca de 3,5 vezes mais chance de tentativa de suicídio;

  • 37 % no risco de desenvolver depressão na vida adulta.

Conclusão:

Os achados encontrados destacam a necessidade e a importância de iniciativas com a meta de educar os adolescentes sobre os riscos associados ao uso da maconha e ensiná-los a resistir à pressão imposta pelo convívio social. Se tratando, portanto de um importante problema de saúde pública.


Fonte:


Clínica de Psiquiatria Psiquimedi

171 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page