Transtornos Alimentares são doenças caracterizadas por hábitos alimentares irregulares ou sofrimento severo por preocupação com o peso ou a forma do corpo.
Os distúrbios alimentares podem incluir ingestão inadequada ou excessiva de alimentos, o que pode prejudicar o bem-estar da pessoa. As formas mais comuns de transtornos alimentares incluem Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa e Transtorno da Compulsão Alimentar. Esses distúrbios podem afetam tanto as mulheres quanto os homens de todas as idades.
O tratamento adequado pode ser altamente eficaz para muitos tipos específicos de distúrbios alimentares.
Embora essas condições sejam tratáveis, as consequências e os sintomas podem ser muito prejudiciais e até mesmo mortais se não forem abordados. Transtornos alimentares, geralmente, coexistem com outras condições, como transtornos de ansiedade, depressão, dentre outras.
Causas dos Transtornos Alimentares
Transtornos alimentares podem ser influenciados por uma gama de fatores. Embora a causa exata dos distúrbios alimentares não sejam conhecidas, acredita-se que uma combinação de anormalidades psicológicas, biológicas e / ou ambientais contribuem para o desenvolvimento desses distúrbios.
Exemplos de fatores biológicos:
• Hormonios irregulares
• Genética
• Deficiência nutricional
Exemplos de fatores psicológicos podem incluir:
• Imagem negativa do próprio corpo
• Baixa auto-estima
Exemplos de fatores ambientais que podem contribuir para a ocorrência de transtornos alimentares:
• Profissões e carreiras que promovem a magreza e perda de peso (EX: balé e modelagem)
• Esportes esteticamente orientados, onde a ênfase é colocada na manutenção de um corpo magro para melhorar o desempenho.
Fonte traduzida do site: https://www.eatingdisorderhope.com/information/eating-disorder
Clínica de Psiquiatria Psiquimedi
Comments