Talvez pareça estranho, mas acontece de pessoas em períodos de final de ano e no natal ficarem mais depressivas. Por exemplo, você se lembra de quando a escola acabou? Como se sentiu? Provavelmente um misto de sentimentos, uma mistura de tristeza pelo fim das atividades com alegria e entusiasmo pelo novo e diferente.
Quando algo chega ao fim, na maioria das vezes vem uma sensação de perda, mesmo que seja algo que almejamos e que tenhamos expectativas de acabar. Para muitas pessoas, o mesmo pode ser aplicado ao final do ano. Vivência de luto pelo que passou ou terminou.
Contudo há um outro lado que também é importante abordarmos, o porquê para algumas pessoas esta época do ano não é tão alegre e brilhante. Visto ser um período de comemoração, de estar junto de sua família, de ficar junto de amigos, para algumas pessoas podem evidenciar mais os aspectos negativos em sua vida. Por essa razão, o mês de dezembro pode ser um período particularmente difícil para aqueles que lidam com conflitos familiares, perda, problemas de separação, divórcio, solidão e saúde mental.
Para algumas pessoas o final de ano é um momento mais estressante e por si só aumenta o nível de ansiedade, tais como preocupações devido conciliar sua rotina de vida e eventos a acontecer. Há muitos fatores que podem ser colocados como motivos para as pessoas ficarem mais depressivas e ansiosas nesse período do ano, a seguir será listado alguns:
Nem sempre as pessoas poderão estar com os entes que desejam, por já terem falecidos ou por estarem longe;
Algumas vezes por ficar mais evidente o que não conquistou (passar em um concurso, conseguir um emprego, passar no vestibular);
Dificuldades financeiras, contrastando com um período em que é comum o consumismo, ou seja, não poder comprar um presente, um alimento para confraternização, isso acaba por gerar muita frustração em algumas pessoas;
Algumas vezes pelo fato de a família ser desunida e com o final do ano, isso pode ficar em maior evidência e acabar por gerar ansiedade, expectativas, frustrações e tristeza;
Frustrações por expectativas criadas e as decepções encontradas na vida;
Dependendo da região, o período de final de ano pode ser uma época mais fria, isso pode em alguns indivíduos influenciar muito no humor também, com tendência a deixar o humor mais para baixo, o que aliado com os outros fatores já relatados, podem influenciar nesse período.
Quando chamar a ajuda de um profissional ?
Com certeza, todo mundo vai ter dias que se sentirá mais desmotivados, tristes, desanimados. Contudo se os seus sintomas estão lhe ocasionando interrupções em sua vida, nunca hesite em procurar um profissional. Se você perceber grandes mudanças em sua vida como: isolamento socialmente, mudança no padrão de comer, dormir ou as atividades antes prazerosas e que agora não são, se persistentes por dias, então é hora de buscar ajuda.
Clínica de Psiquiatria Psiquimedi
Comments