O tratamento do bruxismo pode não ser completamente eficaz, pois a sua origem ou causas ainda não são completamente conhecidas. Por esse motivo, torna-se muito difícil combater ou acabar com o bruxismo, mas os tratamentos, mesmo assim, permitem diminuir os sintomas, evitando danos permanentes nos dentes e agravamento do distúrbio.
Em alguns casos, o tratamento para bruxismo passa pela administração de medicamentos indicados por um Médico Psiquiatra no controlo dos estados de stress e ansiedade, nos pacientes que apresentam estes fatores. Estes remédios ou tratamento medicamentoso podem contemplar, portanto, o tratamento com medicamentos ansiolíticos, antidepressivos ou sedativos, de acordo com a prescrição que o Médico, tendo em conta a avaliação da situação.
Outra medida que pode ser tomada associada ao tratamento psiquiátrico (caso sejam identificados o stress e a ansiedade como possíveis causas) é a chamada placa de bruxismo, uma espécie de “mordedor” feito sob medida por um profissional da Odontologia, que é encaixado na arcada do maxilar superior ou do inferior, impedindo assim o contato dos dentes.
Comments