De acordo com a medicina, a insônia é a dificuldade de adormecer ou permanecer dormindo, mesmo quando a pessoa está um ambiente propício para dormir. As pessoas com insônia podem apresentam um ou mais dos seguintes sintomas: falta de energia, fadiga, dificuldade de concentração, distúrbios do humor, diminuição do desempenho no trabalho ou na escola dentre outros.
Classificação de insônia
A insônia pode ser caracterizada baseada em sua duração:
A insônia aguda é breve e geralmente acontece por causa das situações vividas (por exemplo, quando você não consegue dormir na noite anterior ao teste da faculdade, ou depois de receber uma notícia ruim). Muitas pessoas podem ter vivenciado esse tipo de interrupção do sono e geralmente é resolvido sem qualquer tratamento.
A insônia crônica é um sono interrompido que acontece pelo menos três noites por semana e dura por pelo menos três meses. A insônia crônica pode ser desencadeada por uma comorbidade, o que significa dizer que pode está ligada a outra questão médica ou psiquiátrica, mesmo que por vezes seja difícil entender essa relação de causa e efeito.
Pessoas com insônia têm a tendência de ter dificuldade em adormecer, permanecer dormindo (manutenção) e / ou acordam cedo demais pela manhã. É preciso ser falado com o médico sobre sua situação particular e sobre histórico de insônia, bem como suas causas, para decidir sobre o melhor tratamento.
Clínica de Psiquiatria Psiquimedi
Comentários